quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Logos

Acontece que fui numa palestra que muito me inspirou. O palestrante era o Igor Miguel, que tem esse blog aqui. E a idéia era basicamente como da palavra surge a lógica divina nesse mundo. E como está tão ligado à linguistica, eu tive várias idéias de verbetes pra postar aqui no meu dicionário. Mas vai ter que ser aos poucos, depois que eu mesma digerir todas as idéias.
Por hoje vamos com a palavra 'logos', que significa 'palavra'. Dela surge a palavra 'Lógica'. Sabe aquela história que a terra era vaxia e sem forma, e quando Deus fala, ela começa a se ordenar? Então, é essa idéia aí. Um Deus que se relaciona pela fala e não pela imagética gera uma lógica de mundo toda especial que se renova constantemente. Não é estática, precisa de interpretação.
Na prática, essa semana tenho visto como nas coisas simples e corriqueiras desse mundo pode-se enxergar a lógica divina. Um pedacinho de quem Deus é e do que ele tem dito sobre o mundo, e sobre nós, aparece no nascer do sol, na chuva que cai, no céu azul, no ir e vir, na textura da areia... tente também olhar com atenção, e procurar essa essência nas pequenas coisas que cruzarem seu caminho hoje.

Um comentário: