quinta-feira, 9 de junho de 2011

Corporal

Desde o nascimento do meu pequenino, aprendi um tipo de comunicação diferente do que eu estava acostumada. Eu a chamei de linguagem corporal. Vi que toda a nossa comunicação era através do corpo. Eu achava um pouco difícil e cansativo no começo, mas me acostumei a ela. Para dizer 'tudo bem, mamãe está aqui', ninava. 'Já passa' um beijinho no lugar da batida. 'Olha a comidinha' encostava de leve a colher na boquinha. 'Não pode' fazia tsc tsc com o dedo. Funcionava muito bem, e já me sentia craque, quando no último fim de semana fui surpreendida.
Uma das frases mais compridas era 'hora de dormir', banhando, trocando, penteando, escovando os dentes, senta no meu colo, ouve uma historinha do livrão, uma musiquinha apagando a luz, mamar e colocar no berço, cobrindo. E saía do quarto. Se fosse no meio da noite, pega no colo, põe de novo e cobre. Houveram noites em que precisei 'repetir' a frase várias vezes.
Daí viajei. E num lugar estranho e diferente para ele - nosso hotel - eu disse corporalmente 'hora de dormir'. Foi tudo bem, mas faltou a parte de sair do quarto... Então ele decidiu que não concordava. Ficou chateado. Então tentei a frase do meio da noite... por uns 30 minutos. Pega e põe, pega e põe. Ai ai mamãe, não estou entendendo... Então eu acendi a luz, olhei para ele, e falei em linguagem verbal mesmo 'Filho, hoje nós estamos aqui nesse hotel para dormir. Você vai dormir nesse bercinho diferente, pequeno como você, e a mamãe vai dormir aqui na cama ao seu lado. Olha, esse é seu travesseirinho e esse é o da mamãe. Tudo bem?' Para minha surpresa, ele me olhou com atenção durante a frase e por mais uns segundos logo depois. Deitou, dormiu. !!!!!!
Graduou de corporal para verbal!

Outras 'graduações' decorrentes da viagem:
- tomar de canudo
- mamar sozinho, sem colo

2 comentários:

  1. Êeee!!! E é tão lindo quando a gente descobre isso, né? De repente... eles entendem!!! Aí eu me pergunto: "desde quando será que ele teria entendido?". Vivendo e aprendendo com esses pequenos, sempre!!! Beijão proceis!

    ResponderExcluir
  2. Até vi os olhinhos dele prestando atenção...

    ResponderExcluir