terça-feira, 13 de setembro de 2011

Fala

Diferença básica de um ser humano e outros animais? A fala. Os animais também tem voz, se comunicam, mas não com fala. Não passaram pelo processo criativo da estruturação da linguagem. De onde vem isso no homem? É essa a semelhança com o Deus que vai além da imagem e cria pelo discurso?
Outro dia me disseram 'Parabéns, seu filho já é mais inteligente do que um macaco', comentário um tanto quanto sem noção, mas que me fez pensar na nobreza da fala. Nessa fase do pequeno, toda a fala se dá por palavras soltas. Logo ele entenderá que as combinações entre elas Melhoram a eficiência da comunicação, e vai continuar desenvolvendo isso pelo resto da vida.
Eu por exemplo, ainda tenho tanto a desenvolver para melhorar a minha comunicação e fazê-la eficiente. Muitas vezes sou rápida pra falar, tardia pra ouvir. Deveria ser o oposto, não é? Então, eis que me proponho a entrar em modo ouvinte. Não vou discursar tanto, nem decidir por enquanto, vou ficar prestando atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário