segunda-feira, 28 de março de 2011

Bike






Toda mãe fresca acha que atividade física seria uma grande idéia, pois o corpo precisa de uma firmezinha extra... porém os 6 primeiros meses de vida de um bebê sugam muito da energia da mãe, e poucas tem a energia necessária para encarar sessões de exercício nesse período. Depois, ficam um pouco atadas para fazê-lo porque tem que cuidar do bebê. A solução deliciosa que encontrei foi andar de bike com meu pequeno junto. Ele ama, eu amo, relaxo e ainda me exercito. Precisei do incentivo do meu marido, confesso, mas logo peguei o gosto pela coisa!

Você vai precisar de uma bike confortável, de preferência com um selim bem grande e amortecedor! E também de uma cadeirinha de bicicleta para bebês. Dos 6 meses até 2 anos (até 18kg), pode usar a que vai na frente da bike, e depois tem outra para crianças maiores, que vai na parte de trás. Depois de pesquisar sobre os modelos, decidi pelo modelo da Kalf, que na minha opinião oferece o melhor custo benefício. Os trenós puxados por bicicleta podem ser usados até com bebês mais novos, porém não são seguros, por ficarem abaixo da altura de parachoques, além do que o bebê fica muito atrás da bike e perto do chão.
Depois vc pode decidir por onde andar. Para mim, a ciclovia foi a melhor solução. Não são famosas e nem sempre a infraestrutura é ideal, mas na minha cidade ela passa por lugares agradabilíssimos, e são bem arborizadas, e relativamente planas, o que ajuda a ir mais longe! Para quem não tem nenhuma ciclovia na cidade, vale andar por parques, bosques ou ainda em ruas bem calmas.

Leve água para vc e para o bebê. O porta garrafinhas da bike dá na largura de um copinho, mas as mamadeiras são muto finas. Se vc usa mamadeira, enrole em um paninho, que ela encaixa bem certinho, e ainda pode usar o paninho durante o passeio se precisar. Aquelas bolsinhas de preder na bike são muito práticas para guardar celular e um dinheirinho.

Não esqueça de passar protetor solar no bebê, colocar roupinhas adequadas ao clima, mas nunca muito cavadas, pois mesmo no calor, eles estarão recebendo um ventinho. Assim tecidos leves mas com manguinha e calça comprida são mais adequados. Para o frio, lembre de proteger os ouvidinhos. Para o sol, boné é essencial.

Também é difícil acertar o horário. O melhor é programar para que o bebê acorde e coma, para sair logo em seguida. Quando o bebê está mais novinho, os passeios devem ser um pouco mais curtos, mas podem ir aumentando conforme a capacidade do bebê ficar acordado. O ideal é que ele não durma durante o passeio, mas se acontecer, tenha um pequeno travesseirinho na mochila, para deixá-lo mais confortável!


Ainda quanto ao capacete, não encontrei ainda nenhum para o tamanho de bebês, mas sempre ajuste o cinto de segurança da cadeirinha na cintura do bebê, e prenda os dois pezinhos com as tiras.

2 comentários:

  1. Gostei bastante do post. Achei bem informativo!!!
    Vamos bicicletar!!!

    ResponderExcluir
  2. legal, minha filha tem 8 meses e estava na duvida em qual cadeirinha comprar e essa é mais em conta e tbm é segura, e ainda pensava como eu ia fazer se ela dormisse, muito bom a ideia de levar um travesseiro.

    ResponderExcluir