terça-feira, 5 de abril de 2011

Justiça

É muito difícil que duas pessoas diferentes concordem no que seria justo em determinada situação. Para julgamentos, eu diria que vale o ditado 'Cada cabeça, uma sentença'. Ainda assim, ao nos depararmos com uma situação de algo que consideramos injustiça, sentimos indignação. Alguns mais, outros menos... confesso que eu estou no meio daqueles que sentem mais :)
A grande questão é que olhamos para os erros dos outros, a injustiça cometida, e desejamos que a justiça seja aplicada. E com rigor, de preferência. Porém quando nós injustiçamos alguém, preferimos receber graça ou perdão como recompensa. Ninguém pensa 'bem que esse meu erro poderia ser punido ao máximo rigor'. Nós dizemos 'Veja bem, no contexto, não foi tão absurdo assim o que aconteceu'. Ou ainda defendemos o nosso próprio erro.
O que tenho lembrado nos últimos dias é que justiça sem amor é cruel. É duro! E para amar, temos sempre o modelo de amar ao próximo como a si mesmo. O que significa isso? Desejar (atenção, não apenas admitir, mas desejar) a graça e o perdão quando o outro falha.
Eita...

Um comentário:

  1. gostei. mas devemos ter padrões morais elevados, para que a justiça seja a justiça de Deus e não dos homens!

    ResponderExcluir